Acabei de ler há pouco, esse belíssimo romance escrito por Rosamunde Pilcher, e gostei tanto que até me animei de escrever no blog novamente.
Os Catadores de Conchas é uma saga familiar que gira em torno da vida de Penelope Keeling, uma mulher corajosa, uma mulher comum, uma mulher da vida real, que tem sua vida modificada para sempre pelas circunstâncias da II Guerra. Uma mulher que tem seu destino afetado pelas próprias escolhas, e que, em algum momento, tem suas escolhas afetadas - irreversivelmente - pelo destino.
Carinho. Se eu tivesse que escolher uma palavra para definir o desenrolar da vida de Penelope e daqueles que a cercam, seria essa: carinho. Pois é exatamente assim que me senti lendo o livro, acarinhada por cada palavra. A obra toda é absolutamente poética.
Além de ter trechos lindíssimos e profundos, que certamente se tornam inesquecíveis para quem a lê, a história nos mostra não só o amor verdadeiro, mas vários outros sentimentos humanos, que vão da gratidão ao ressentimento, da solidão à mesquinhez, com realidades e leveza sem igual.
É um livro para ser degustado, saboreado com muita calma e amor. É um livro para ser, sobretudo, sentido...
Um luxo sem igual, um luxo definitivo!
(E essa frase, só quem ler o livro vai entender.)
♥