segunda-feira, 25 de janeiro de 2010

Dica de Leitura: "AME E DÊ VEXAME"

.


Oi pessoal,

Hoje eu vim dar uma dica de leitura diferente...

Eu li há pouco, por indicação de uma pessoa sensacional, com quem tenho uma amizade e empatia deliciosamente anárquica, esse livro "Ame e dê vexame" do Roberto Freire.

Então o que dizer? Por onde começar?

Bom, quem me conhece sabe que eu sempre fui uma louca pelo amor, apaixonada por ele (amor) em todas as suas formas...

Eis que enfim, me deparo com esse livro e ao lê-lo, descubro que não existem formas de amar, existem apenas finalidades diferentes para cada amor, mas todos eles, em essência e intensidade são iguais, pois que são, simplesmente... AMOR!!

O autor encontrou uma maneira doce, linda e romântica de relatar e demonstrar isso, quando transcreve um diálogo, antes contido em um dos seus romances, e que ele usa novamente nesse livro. Um momento mágico em que um jovem pede a proteção de um senhor:

"- Proteger como?
- Com o teu amor.
- Meu amor?
- O teu amor por mim... o teu amor pelo meu amor por você!
Nos olhávamos de frente, tensos os dois. Eu estava perplexo e indignado. Amor? Amor por um menino? Amor de pai? Amor de amigo? Amor de irmão? Amor de amante? Eu pensava e exprimia as interrogações em palavras orais. Ele não respondeu nenhuma.
- Por que você não responde?
- Porque eu não sei, porque eu não quero nenhum desses tipos de amor de que você falou!
- E o que você quer então?
- Esse aí...
E tocou meu peito com a ponta do dedo. Relaxou a tensão nele. Sorriu e continuou tocando meu peito com a ponta do dedo.
- Todo esse aí..."


E assim, a cada página virada, eu via subtamente, todas as regras, tudo o que antes havia lido sobre o amor, ou tudo aquilo que "assistia" todos os dias acerca de relacionamentos amorosos, ser desmitificado e desmistificado, mais do que isso, ser cruelmente derrubado, sepultado mesmo!!

Aqui, ele trata do amor anarquista. Aquele no qual as pessoas se amam, só porque se amam, e são livres nesse amor e por esse amor.

Com o lema: "O seu amor, Ame-o e deixei-o livre para amar. Ame-o e deixe-o ir aonde quiser...", o autor nos dá uma abordagem de como amar sem prender, sem ver-se dono do ser amado. E mais, busca o entendimento de que "o amor não precisa ser uma condenação!"


Em certo momento ele diz:

"Porque eu te amo, tu não precisas de mim. Porque tu me amas, eu não preciso de ti. No amor, jamais nos deixamos completar. Somos um para o outro, deliciosamente desnecessários."

Esse tipo de amor, que ele prega e emprega em sua própria vida, e nos relata brilhantemente, requer um exercício constante, de liberdade para consigo mesmo e para com o seu amor.

Eu particularmente, pude perceber como vivemos numa sociedade controladora, impositora e autoritária e como isso infeliz e cruelmente, trancafia o amor, deturpa a visão do amor verdadeiro, aquele que é intenso, que é vivido, só porque se quer viver, sem quaisquer convenções pré-estabelecidas.

Algumas passagens do livro em especial, mexeram demasiado comigo, como quando ele diz:

"Custou-me muita dor, solidão e desespero aprender que sentir amor é uma potencialidade vital minha, é produção criativa da pessoa que eu sou e, para amar, dependendo apenas de mim mesmo!"

Sim, sim, sim!!! Meu Deus, eu me dei conta pelas palavras do Roberto que é exatamente isso, é como um "dom" com o qual se nasce!! Amar, não é, senão, uma potencialidade minha, com a qual nasci, precisando só, aprender a com ela lidar, de forma livre e anarquista... Para que seja bem sucedida... Enquanto durar...

Os vexames de amor por ele descritos são leves e gostosos e nos fazem querer, ansiar loucamente, por sermos amados assim, "amados de amor", amados com vexame, sem pudores, sem amarras, sem vergonha, amar amando, com intensidade, com loucura, com liberdade de amar.

Não. Não é fácil. O amor anarquista requer além de "força de vontade", talvez até, amadurecimento. Mas não é impossível, e se alcançado, é sublime, é plenitude, é êxtase!!

Para as pessoas que como eu, são apaixonadas pelo amor e tem acerca dele essa fascinação, para os que acreditam ser ele (amor) o todo que nos movimenta, o todo que importa, eu recomendo de coração esse livro.

Vou encerrando por aqui, com uma frase que acredito, resuma tudo:

"Tanto te soltei, que você me quis em todo lugar..."

É isso aí!! Espero que gostem.

Beijos ^^

ps: Vi, um obrigada especial a você!! Valeu pela dica =)


.

Um comentário:

  1. Oi Na...

    Segue uma dica de um livro,titulo:

    DO AMOR,ENSAIO DE ENIGMA
    Artur da Tavora
    Fonte:um amigo

    Bjs,pesquise.

    ResponderExcluir