quinta-feira, 17 de junho de 2010

PENSAMENTO

 ♥


Outro dia, um amigo levantou a questão sobre sentir e ser sentido, sobre o tal do crescimento espiritual que tanto almejamos, e isso me fez refletir... Quando reflito, escrevo... 




CRESCIMENTO PESSOAL

Quem me conhece sabe que eu sou uma pessoa completamente doida pelo amor, em todas as suas formas, e que minha vida é pautada nisso mesmo, no tanto absurdo de amor que dou, e no que eventualmente recebo das pessoas que me cercam.

Mas aprendi e venho aprendendo, que isso não pode tornar-se algo que me machuque enquanto ser humano...

Sim! Eu amo as coisas e as pessoas, tenho meu jeito próprio de amá-los, seja esse jeito certo ou errado, eu aprendi a me aceitar assim, como sou!

Se eu posso nessa jornada machucar alguém, ou deixar de "perceber" algo? Sim, evidente que não só posso, como inevitavelmente vou... Sou humana!

O que não dá, é para viver a vida se desculpando por ser quem se é!

A vida é uma busca constante pelo crescimento? Sim, é.

Pelo crescimento espiritual? Principalmente!!

O auto conhecimento é importante? É muito. Mas é também doloroso e utópico.

A realidade é que somos, ainda que sem intenção, em grande maioria hipócritas, acreditamos que crescer espiritualmente é aprender a amar e ser amado, é dar valor às pessoas que nos cercam, é amar sem exigir ser amado, mas não, não é só isso!!

Não vejo como se possa falar em crescimento espiritual, enquanto se passa por uma criança na rua, suja e com fome e não se faz nada. Quando se vê um senhor de idade vendendo bugigangas num farol, com um sol de 40 graus nas costas, e acha-se tudo isso normal, corriqueiro e parte do cotidiano. Ou ainda que não ache normal, não se pare o carro, ofereça ao menos uma água, e principalmente, não se chore muito na cama a noite, por sentir-se incapaz de fazer mais!

Crescimento espiritual real, só se atinge, quando se ama a TODOS da mesma maneira. Ama-se o ser humano, sem distinção!!

E nessa busca incessante por conhecimento e crescimento espiritual, quase que irreal e inacansável, evidentemente que, bem ou mal, sempre crescemos, mas precisamos estar cientes de que teremos infinitamente mais frustrações do que satisfações.

É difícil, mas precisamos aprender a perceber... Perceber tão somente... Perceber qualquer pessoa, mesmo aquelas que não nos amam, mesmo e especialmente aquelas que nem sequer conhecemos!

Não há que se pedir desculpas o tempo todo, porque acreditamos ter sido negligente com alguém. Simplesmente porque somos humanos, que erram, que acertam, que percebem algumas coisas, mas que deixam escapar outras...

A vida é assim, e assim é que são as pessoas fascinantes, aquelas que possuem defeitos suficientes, para não almejarem ser perfeitas!

A realidade é que ninguém, nunca, vai alcançar o crescimento espiritual, o amplo auto conhecimento, e essa maturidade acerca de si mesmo e das outras pessoas, enquanto não abandonar seu próprio estilo de vida, enquanto não abdicar de todas as coisas materiais, em prol da humanidade...

É justamente isso, que faz e fez de alguns homens, mais do que homens apenas, mas pessoas realmente superiores espiritualmente, como Gandhi, Jesus, Sidarta Gautama, dentre poucos outros...

O que nos resta então? 

Sempre teremos escolhas... Podemos escolher viver para a humanidade, viver para fazer mais do que uma pequena diferença; ou podemos aquietar nossos corações e deixarmos de exigir tanto de nós mesmos. 

E aí, tomada a decisão, que possamos fazer a nossa parte, em nossa comunidade, com os nossos, sem nunca deixar de espalhar bondade, mas sem pretender ser o que não somos!

Que possamos então, levar a vida com mais leveza.... 

E se tivermos que amar, e eu espero honestamente que amemos muito, amemos apenas por amor, amemos do nosso jeito, e ele há de ser o jeito bom e certo para alguém!


♥ ♥

3 comentários:

  1. Crescer seria sempre bem viver
    Amizades concatenadas em queda
    O eterno buscar e não merecer
    Esvaziar o duro peito de pedra

    Estar ébrio de vida e ainda beber
    Descer ao longo da via a alameda
    Viela de vida que pode te pertencer
    Crer que o bem é pago na mesma moeda

    Hoje decaído e meio fora de moda
    Circulado em piadas como uma roda
    Eu cresceria em poucas palavras

    Ou em uma mentira que a vida poda
    Teria menos anéis e jóias caras
    Dedos seriam minhas asas mais caras.

    J N 17-06-2010

    Lindo texto. os poemas sempre dizem mais e mais que queremos dizer.

    ResponderExcluir
  2. Uma reflexão muito interessante minha cara.
    Saramago como você Poetisa tambem era doido por amor ,ele amava a humanidade.
    Um abraço

    PS:Tá "braba" comigo?
    Não repondeu meu email do ig.

    ResponderExcluir
  3. Nat, não sei se vc curte essa idéia, mas sei que recebi um selinho ooooohhh e deixei um selinho para vc no meu blog!!!

    Cherinho!!!

    ResponderExcluir